domingo, 6 de novembro de 2011

O TREINO DO FUTEBOL DE 5

O treino de Futebol de 5
Tal como no treino de futebol de rua, este treino deve ser o mais livre possível, continuando a criança o seu processo de formação como atleta, desenvolvendo essencialmente as suas capacidades motoras e técnicas.
O treinador nesta fase, apenas deve explicar à criança algumas noções básicas do futebol, o defender, atacar, o lançamento, o canto e a questão do guarda-redes (o porquê deste poder agarrar a bola na sua área).
Nesta fase, o treinador, deve essencialmente realizar exercícios com um número reduzido de crianças, em espaços não muito grandes, em que as crianças estejam em permanente contacto com a bola.
No treino de futebol de cinco, o jogo deve existir sempre, jogo esse, em que as crianças devem dar largas à sua criatividade técnica.
Nesta fase do treino, o treinador, nao deve intervir muito para não inibir a criança, deixando que esta se sinta à vontade para exprimir o mais possivel as suas capacidades técnicas.

EXERCICIOS DE TREINO FUTEBOL 5

Exercícios de desenvolvimento das Capacidades Coordenativas
Com estes jogos, pretende-se desenvolver as capacidades coordenativas e motoras, das crianças, servindo também como jogos de aquecimento, visto a criança não precisar de grandes acções para estar predisposta para o treino.
no inicio de cada treno e sem bola  deve-se articular pés tornozelos, joelhos, bacia, ombros, cabeça e realizar pequenos movimentos de pernas e braços.
Exercícios de desenvolvimento das Capacidades Técnicas
Com estes exercícios, pretende-se desenvolver na criança a sua relação com a bola, bem como desenvolver as suas capacidades técnicas individuais, controlo e domínio de bola, bem como o passe e recepção.

sábado, 5 de novembro de 2011

Exercícios de desenvolvimento da Técnica do Remate

Com estes exercícios, pretende-se desenvolver na criança as diversas técnicas de remate, com ambos os pés, (peito do pé e parte externa).



 
NOTA: OS JOGADORES DEVEM TER O MAIOR TEMPO POSSIVEL DE EMPENHAMENTO MOTOR, TENDO O TREINADOR DE CRIAR FORMAS DE O TEMPO DE ESPERA SER O MAIS CURTO POSSIVEL….. ex: dividir o grupo realizando outro exercício, utilizar mais do que uma baliza.

sábado, 29 de outubro de 2011

Futebol de rua...o futebol puro

Futebol de Rua "Falcão" um dos melhores de sempre

O Futebol de rua " Freestyle"

Video Ronaldinho Gaúcho

"Treino" Futebol de Rua

O futebol de rua não se treina....
A procura de jovens talentos cada vez mais se faz precocessemente, os clubes investem na prospeção de novos jogadores, o que faz com que a competição se realize cada vez mais cedo, existindo algumas associaçães de futebol do país, que realizam encontros de futebol de rua, quer em pracetas, ruas, jardins, etc, onde os atletas com maiores habilidades motoras e com maior criativadade e habilidade técnica se destacam.
Os clubes, estes, adaptaram-se à nova realidade do futebol e criaram "equipas" de futebol de rua, onde as crianças entre os 5 e os 6 anos, realizam "treinos semanalmente", ou seja, criaram um espaço, onde as crianças se encontram para desenvolverem as suas habilidades tecnicas e criativas.
Este "treino", deve ser o mais livre possivel, equipas de poucos elementos, 2x2 ou 3x3, espaços reduzidos, para as crianças tocarem muitas vezas na bola, para que, desta forma, estas desenvolvam ao máximo as suas capacidades e habilidades técnicas, devendo prevalecer o jogo simples, com balizas, explicando apenas àcriança para onde defende e para onde ataca.
Muitos craques dos nossos dias começaram no furtebol de rua, Ronaldinho Gaucho foi um deles, "....no meu bairro em Porto Alegre passei a infância a jogar à bola. Nunca me separava da bola, driblava, driblava, driblava sem parar. Jogava na rua com os meus colegas, mas também jogava horas sozinho ou com o meu cão. Em minha casa, há bolas por todo o lado. Aproveito todas as oportunidades para improvisar um pequeno jogo no jardim, ou para me descontrair a fazer habilidades. A bola é a minha melhor companhia, é o objecto que mais amo na vida. Quando chove, jogamos com uma bola de ténis na sala. Na minha infância, a minha mãe podia proibir-me de quase tudo, inclusivamente de sair, mas nunca de jogar à bola"....

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Futebol de Rua


Onde tudo começa...
Se olharmos para a história do Futebol e para a sua evolução, verificamos que nos seus primórdios, a aprendizagem era feita de uma forma não organizada, na rua ou em terrenos baldios e irregulares, com equipas de 3 e 4 elementos, com bolas de diferentes texturas e dimensões e sem a presença de qualquer treinador, em que o tamanho do espaço de jogo variava consoante o numero de participantes..(largos ou compridos) e com dimensões reduzidas.

A aprendizagem era feita, fundamentalmente, através de pequenos jogos ou do jogo formal, onde a questão táctica, não era abordada, e onde as aprendizagens dos jogadores se faziam através de ensaio e erro, em que o jogador controlava a sua própria aprendizagem, originando o aparecimento de muitos jogadores dotados de um grande virtuosismo técnico.
Hoje em dia, com o desaparecimento do futebol de rua, a criatividade dos jogadores, tende a empobrecer, passando estes a serem "máquinas" de futebol, onde a questão tátcica está em primeiro plano, as bolas são de material excelente, os terrenos baldios desapareceram, dando lugar a campos de relva natural ou sintética, ou seja, a evolução do futebol esqueceu-se do Futebol de Rua, e o quanto este foi importante, quer na evolução do futebol quer na evolução de alguns futebolistas de topo.
Por achar tão importante o Futebol de Rua na evolução do atleta, não podia iniciar este blog sem referênciar, o Futebol de Rua, como uma etapa da formação do jogador.