sábado, 29 de outubro de 2011

"Treino" Futebol de Rua

O futebol de rua não se treina....
A procura de jovens talentos cada vez mais se faz precocessemente, os clubes investem na prospeção de novos jogadores, o que faz com que a competição se realize cada vez mais cedo, existindo algumas associaçães de futebol do país, que realizam encontros de futebol de rua, quer em pracetas, ruas, jardins, etc, onde os atletas com maiores habilidades motoras e com maior criativadade e habilidade técnica se destacam.
Os clubes, estes, adaptaram-se à nova realidade do futebol e criaram "equipas" de futebol de rua, onde as crianças entre os 5 e os 6 anos, realizam "treinos semanalmente", ou seja, criaram um espaço, onde as crianças se encontram para desenvolverem as suas habilidades tecnicas e criativas.
Este "treino", deve ser o mais livre possivel, equipas de poucos elementos, 2x2 ou 3x3, espaços reduzidos, para as crianças tocarem muitas vezas na bola, para que, desta forma, estas desenvolvam ao máximo as suas capacidades e habilidades técnicas, devendo prevalecer o jogo simples, com balizas, explicando apenas àcriança para onde defende e para onde ataca.
Muitos craques dos nossos dias começaram no furtebol de rua, Ronaldinho Gaucho foi um deles, "....no meu bairro em Porto Alegre passei a infância a jogar à bola. Nunca me separava da bola, driblava, driblava, driblava sem parar. Jogava na rua com os meus colegas, mas também jogava horas sozinho ou com o meu cão. Em minha casa, há bolas por todo o lado. Aproveito todas as oportunidades para improvisar um pequeno jogo no jardim, ou para me descontrair a fazer habilidades. A bola é a minha melhor companhia, é o objecto que mais amo na vida. Quando chove, jogamos com uma bola de ténis na sala. Na minha infância, a minha mãe podia proibir-me de quase tudo, inclusivamente de sair, mas nunca de jogar à bola"....

Sem comentários:

Enviar um comentário